Henri de Braekeleer: minhas impressões - Texto de Hélio Schonmann

A postagem sobre Henri de Braekeleer que segue abaixo está organizada da seguinte forma: 1) Inicialmente seus trabalhos mais espontâneos, possivelmente de menor dimensão e feitos de observação direta. Janelas e portas que me cativam muito, ambientes internos tão intensos quanto singelos, fundos de quintal (que me remetem, pasmem, à casa do meu avô, em São Paulo!): luz e sentimento. 2) Os trabalhos mais acabados, claramente "de atelier", seguindo a rigorosíssima e riquíssima tradição realista altamente descritiva dos países baixos. 

"Pintura de gênero".....de qualidade impressionante em sua solidez e densidade. Como não poderia deixar de ser nessa "escola", a solidez não prescinde de um trabalho sofisticado e sutil de luz..... Há uma faceta muito importante de sua obra, na qual ele expressa clara homenagem ao fazer do artista. Nela de Braekeleer focaliza o gravador, o pintor, o desenhista.... e o amante da arte. Uma verdadeira "ode ao ofício"....O silencio, a dignidade dessas cenas (que me soam quase isentas de retórica) "ecoam".