Corredor da Passagem Literária da Consolação

Os lambes foram colados em final de 2008, por ocasião da exposição coletiva PASSAGENS. Dois anos depois, ainda estavam lá, ressignificados por interações anônimas.

Instação ITINERANTES - Ação Educativa, SP

HÉLIO SCHONMANN

Instalação em processo



A instalação ITINERANTES faz parte do projeto INTINERÂNCIA SP, que iniciei em 2007 – um diálogo entre meios diversos (pintura, instalação, fotografia, xilogravura, lambe-lambe, stencil, construção tridimensional), uns desdobrando-se nos outros e comentando-se mutuamente. As intervenções públicas constituem o eixo definidor desse processo, sendo pensadas sempre em chave interativa – cada imagem concebida para incorporar interferências típicas ao contexto urbano.



Os coletivos Ação Educativa e Água Branca foram convidados a intervir na instalação – ressignificando conteúdos presentes no trabalho – e estarão realizando suas ações ao longo de todo o período expositivo. Penso essa abertura para o coletivo como uma forma de elaborar, no plano artístico, questões essenciais ao momento em que vivemos: se os últimos séculos inflaram ao limite a percepção da individualidade e a subjetividade dela decorrente, a realidade atual vem exigindo, progressivamente, de todos nós, a revisão do conceito de coletivo à luz dos novos e crescentes desafios à própria sobrevivência da espécie humana. Diante desse contexto, a busca pela interação artística coletiva me parece um caminho natural – reação à fragmentação, à deterioração e à violência de caráter autofágico que nossa cultura vem alimentando.



As peças gráficas e pictóricas de ITINERANTES serão instaladas num espaço expositivo repleto de significados – o Espaço Cultural Periferia no Centro, vinculado à Ação Educativa, que há anos vem sediando as comemorações do dia do graffiti em São Paulo. Lugar ideal para um trabalho que nasce de um diálogo com o riquíssimo, multifacetado e paradoxal espaço público paulistano.